Guibasquera

325 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ

ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: INICIAÇÃO CIENTÍFICA

PROFESSORA: TERESA DILL

ACADÊMICO: GUILHERME RODRIGO BASQUERA

Titulo Geral: Fundamentos de Metodologia Científica

Titulo específico: O conhecimento Científico

FICHAMENTO RESUMO

Referência:

KOCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: Teoria da ciência e iniciação à Pesquisa.21 ed.Petrópolis - RJ, Vozes, 2003.

(p. 29) O Conhecimento científico: É a universalização do senso comum através da racionalidade e do método.

(P. 29) Busca de princípios explicativos e visão unitária da realidade: Não apenas classifica o conhecimento, mas o ordena em relação a princípios explicativos.

(p.29) Dúvida, investigação e conhecimento: Parte de lacunas de conhecimento para iniciar um processo lógico de descobertas até atingir o conhecimento.

(p.31) Ideal de racionalidade e verdade sintática: Ausência de contradições e sistematização de conhecimento. Coerência lógica com os enunciados, teorias e leis existentes.

(p.32) Ideal da objetividade verdade semântica: Resultados devem ser demonstráveis através das evidencias e verificações.

(p.32) A verdade pragmática: Resultados são expostos a críticas e análise subjetiva pela comunidade científica.

(p.33) Linguagem específica e poder de crítica: Utiliza enunciados e conceitos com significados bem específicos e determinados; reduz ambigüidade e possibilita o poder de testagem, de crítica.

(p.34) Historicidade dos critérios de cientificidade: Um conhecimento é aceito como científico, quando segue um método científico/ os critérios de cientificidade estão atrelados à cultura das diferentes épocas.

(p.36) Caráter hipotético do conhecimento científico: Na ciência a explicação será sempre provisória, reconhecendo o caráter permanentemente hipotético do conhecimento científico.

Síntese:

É

Relacionados