Pré História
Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação, Turismo e Lazer
ANDRÉ GROH
Balneário Camboriú, 2013
André Groh
HISTÓRIA DA ARQUITETURA
Desde a pré-história à Idade Média
Trabalho apresentado como requisito integral para obtenção de horas de serviço, referente a bolsa Artigo 170, no Curso de
Arquitetura e Urbanismo, na Universidade do Vale do Itajaí
Arquiteta e Urbanista Débora Stiegemeier
Balneário Camboriú, 2013
INTRUDUÇÃO
A resolução de todo o material aqui transcrito, se resume no estudo de origens de formas e fundamentos arquitetônicos desde a pré-história, com o surgimento das cidades, até a idade-média, com o fortalecimento religioso pós-românico, que perdura até os dias de hoje, movido pela religião católica em alguns lugares do mundo.
Estudos como o desenvolvimento da habilidade escrita pelos egípcios, o sincretismo religioso dos Deuses Gregos, na Grécia - que criavam suntuosos templos a fim de agradecer e oferecer aos deuses. Estudando a história, é que se entende as formas e as origens vistas hoje nas catedrais e nos demais prédios públicos ou privados existentes nas cidades.
A pré-história e a origem da cidade
Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu algumas mudanças necessárias, e foram desenvolvidas as primeiras formas de agricultura. Consequentemente, o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais, ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos.
Raras eram as construções que serviam de habitação.
Essas pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca, segundo alguns historiadores, porém não se sabe ao certo