Pré-História
Disciplina: História
Aluno: Antônio Héliton Lima dos Santos.
A PRÉ-HISTÓRIA
INTRODUÇÃO A pré-história recebe esse nome por se tratar de um período anterior ao aparecimento da escrita, já que é através da escrita que contamos a história.
Compreende desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C., pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. É estudado pela antropologia, arqueologia e paleontologia.
Ao contrário do significado da expressão que nomeia o período inicial da história humana, a Pré-História não se trata de um período anterior à História. Este termo foi cunhado por historiadores do século XIX, que acreditavam ser impossível julgar o passado por documentos que não fossem escritos. No entanto, o período pré-histórico, conta com um riquíssimo aparato documental que relata as descobertas e costumes do homem. Além disso, nos traz à tona uma série de questões de interesse atual, como a que se refere à relação do homem com a natureza.
DESENVOLVIMENTO
Os vestígios encontrados em cavernas, vales e planícies (como ossos, utensílios, armas e outros objetos) nos ajudam a fazer um estudo mais detalhado do que foi a Pré-História.
O ser humano que viveu nessa época era um rude caçador e mais tarde se tornou um primitivo agricultor.
A Pré-História é dividida em 3 períodos:
PALEOLÍTICO (ou idade da pedra lascada)
Características
- É o período mais longo de todos;
- O homem era coletor de alimentos e caçador;
- Vivia de modo simples. - Era nômade (não tinha casa e mudava sempre de lugar) - Morava em cavernas (homem das cavernas) para se proteger do frio da chuva e dos animais.
No fim do Paleolítico (por volta de 10000 a.C.), as condições de vida começaram a mudar. O clima mudou e surgiram os desertos, consequentemente a caça diminuiu.
O homem, então, abandonou os lugares onde vivia e saiu em busca de novas terras