Pré história
Curso de Publicidade e Propaganda
ANDRESSA MARIA BAIA BRANDÃO, RA 4473872652.
RESUMO SOBRE A HISTÓRIA DA ARTE:
DA PRÉ-HISTÓRIA AO RENASCIMENTO
PROF. ELEIDA ADAMISKI
HISTÓRIA DA ARTE
CAMPO GRANDE, MS
2012
A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO RENASCIMENTO
A Arte nasceu há cerca de 25.000 anos, quando o homem de Neanderthal evolui para o ancestral humano, o homem de Cro-Magnon.
O aumento da inteligência trouxe a imaginação e a habilidade de criar imagens esculpidas e pintadas. No início os objetos não foram criados para enfeitar o corpo ou as cavernas e sim para tentar controlar as forças da natureza. Os primeiros objetos feitos pelos povos primitivos eram esculturas de ossos, chifre, marfim ou pedra.
As primeiras pinturas foram feitas em cavernas, provavelmente 15.000 anos atrás. As pinturas retratavam animais que eram caçados pelos povos, tais como javalis, boi, cavalos, bisões e veados. Os arqueólogos discutem que o homem pré-histórico criava as figuras para garantir uma boa caçada.
O berço da Arte e da Arquitetura, assim é conhecida a antiga cidade da Babilônia. Também é a cidade que abrigava Os Jardins Suspensos, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Os Sumérios foram os primeiros habitantes dessa região e dominaram as técnicas de irrigação e fluxo da água a ponto de criar um oásis em meio às planícies arenosas.
A Babilônia também é o local da construção mais comentada, odiada, admirada e amada de todos os tempos, a Torre de Babel, com seus 900m de altura, foi construída pelo homem com o objeto de alcança o céu e chegar perto de Deus. Os Egípcios, nos primórdios da civilização, foi o povo mais bem-sucedido que se conhece. Movidos pela crença da imortalidade, criaram arquiteturas colossais e obras de arte magníficas para cercar o espírito de seus faraós de glória eterna.
Na busca de uma vida longa e saudável, os egípcios definiram o essencial para uma grande civilização: Literatura, Ciências