Pré- história
Arte na Pré-História
A arte é tão antiga e acompanha o homem desde sua origem no mundo. As manifestações artísticas partem da necessidade do homem de se expressar, e na Pré- história era utilizada como necessidade de sobrevivência, para caçar, guerrear, agradecer boa colheita, agradecer fatores naturais e também para marcar datas especiais como nascimento de um membro da família, puberdade, morte, etc. As primeiras manifestações artísticas eram pinturas nas paredes das cavernas e obras esculpidas em pedras, chamadas pinturas rupestres. Os homens e caçadores acreditavam na força de controlar o mundo real através da pintura nas paredes de cavernas, que para eles atrairia a caça, tudo o que desenhavam se concretizaria. Esse foi o Período Paleolítico, onde o homem Pré- histórico tinha a arte como instrumento que o ajudava a viver, expressar e compreender a si mesmo.
Então o homem passou a aperfeiçoar seus utensílios artísticos, polindo-os com mais perfeição, é o período da Revolução Neolítica, também conhecida como “Idade da Pedra Polida”, onde o ser humano sofreu boas transformações, que destinaram o homem a avanços grandiosos, deixou de ser caçador e passou a domesticar animais, praticar a colheita e cultivo de seu próprio alimento e permanecer em lugares fixos, não sendo mais nômades.
Na era Neolítica, o homem começou a pensar em construções arquitetônicas, outros modos de expressão artística como danças, encenação, cantos e batuques, que foram sendo aperfeiçoados até o surgimento das civilizações musicais em harmonia.
Arte no Império Egípcio
O Egito expressa uma organização bastante complexa e riquíssima em realizações culturais. Toda a cultura egípcia era direcionada para a vida após a morte, eles tinham a preocupação de preparar o soberano para uma vida tranquila depois que se fosse, pois achavam que ele usufruía da sua riqueza no além. Construíam túmulos monumentais com pinturas, esculturas, amuletos de sorte e outros