pré historia sul americana brasileira e regional
É o estudo das sociedades do passado através dos vestígios materiais por elas deixados.
Compreender os modos de vida daquelas populações.
Os estudos arqueológicos podem ser sobre diferentes épocas, desde os tempos mais antigos, a partir do surgimento da espécie humana, até períodos mais próximos do presente.
Povoamento das Américas: ainda uma duvida
Acredita-se que milênios antes do período geológico e climático atual, o clima da Terra era mais frio.
Grandes geleiras estendiam-se ao norte das regiões hoje ditas temperadas do hemisfério norte; na maior parte das regiões intertropicais, embora o clima não fosse tão frio, imperavam climas geralmente mais secos que os de hoje.
Como as águas ficavam retidas sob a forma de gelo nas zonas polares, o nível dos oceanos era cerca de 100m mais baixo. Assim, podia-se transitar a pé por uma passagem de terra entre a Sibéria e o Alasca na região conhecida como Estreito de Bering. Com as precipitações, as geleiras aumentavam, bloqueando essa passagem. Os períodos em que a travessia podia ser feita eram, portanto, bastante restritos.
Localização Estreito de Bering:
Está localizado entre a Sibéria, na Ásia, e o Alasca, na América do Norte.
Estudos mostram que há mais ou menos 12 mil anos essa região estava toda congelada, formando uma “ponte” entre os dois continentes.
As populações que iniciaram a ocupação das Américas teriam ido primeiro aos planaltos norte-americanos e, daí iniciado seu deslocamento rumo ao sul, espalhando-se por todo o continente.
E como eram os primeiros povos das américas ?
Essas populações eram formadas por caçadores-coletores, isto é, povos que viviam da caça e da coleta de produtos vegetais. Esses povos apresentavam uma grande variedade de características físicas. Havia desde indivíduos semelhantes aos povos mongolóides, com feições orientais até pessoas com traços muito mais parecidos com os dos grupos que habitavam a África e a