Prática de física sobre descarga de um capacitor em um circuito rc
Elisabeth Candioto Garcia e Ludmilla Guilherme de Araújo
Universidade Federal de Uberlândia
Resumo
O principal objetivo do experimento é estudar o comportamento de um capacitor quando descarregado, ou seja, o objetivo foi determinar a curva de descarga do capacitor sobre um resistor, ambos presentes no circuito, calcular a capacitância e calcular a constante de tempo capacitiva. A metodologia usada para encontrar as variáveis desejadas foi o calculo da regressão linear, e a análise de seu gráfico. A partir do experimento foi possível entender o funcionamento de carga e descarga do capacitor em um circuito com resistência e chave.
Introdução
Os circuitos RC são aqueles onde um resistor é associado em série a um capacitor e à uma bateria de força eletromotriz. Não há passagem de corrente contínua entre as placas de um capacitor, portanto a corrente que será analisada é variável com o tempo.
O capacitor tem função de armazenar a energia que obtém através do fluxo da corrente, sendo que a carga armazenada por ele é diretamente proporcional à diferença de potencial entre suas placas, sendo assim o capacitor ameniza a carga máxima recebida até a diferença de potencial se igualar à força eletromotriz.
A fonte é ligada, e a chave do circuito fechada, tornando possível que a tensão flua pelo sistema. Quando o valor da tensão registrado pelo equipamento se estabiliza significa que o capacitor foi carregado totalmente, o valor máximo atingido foi de 540 DCV. Logo após, a chave é desligada fazendo com que o sistema fique aberto, sendo assim, a carga armazenada no capacitor irá fluir na forma de corrente e o sistema vai perdendo a tensão depositada.
Com o sistema aberto a diferença de potencial diminui até atingir o valor zero. Portanto, assim que a chave é desligada, o cronômetro é acionado para medir o tempo gasto da tensão máxima até a tensão desejada. Foram medidos 15 valores de queda de tensão e seus