Provinha Brasil
O presente trabalho visa analisar a Provinha Brasil, que é um dos instrumentos utilizado para avaliar o segundo ano do ensino fundamental da educação brasileira. Esse meio de avaliar surgiu a partir dos indicadores produzido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, após alguns apontamentos de graves problemas na falta de eficiência pelo ensino oferecido. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep em 2008 pela primeira vez a Provinha foi aplicada em 3.133 municípios e 22 unidades federativas.
Conforme consta no site no Inep a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. O que possibilita conhecer a aprendizagem assim como as lacunas que ficaram durante o processo educacional e investir em ações para resolvê-las aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Esse instrumento possui dois objetivos principais:
1. avaliar o nível de alfabetização dos alunos/turma nos anos iniciais do ensino fundamental;
2. diagnosticar possíveis insuficiências das habilidades de leitura e escrita.(Inep) O primeiro conforme já mencionado contrubuirá para resolver as pendências da alfabetização e o segundo objetivo vai além disso, pois permitirá avaliar também as ações docentes em sala de aula, possibilitando a criações de medidas de formação continuada. E agora a Provinha Brasil conta também com a avaliação da matemática, o objetivo é avaliar os conteúdos aritméticos básicos que o aluno precisa ter. A partir das informações pesquisadas vemos como é a prova. Em 2011 entrou em vigor que seria com 20 questões de múltipla escolha e ocorre anualmente. Quanto as