Provas Economia Ambiental III
1. Existem iniciativas também de pagamento por serviços ambientais urbanos, que procuram remunerar a minimização dos impactos negativos sobre o meio ambiente, especialmente nas grandes cidades. Assinale a iniciativa que NÃO se relaciona com o enunciado:
a.
Melhoria de sistemas de transporte (ao se trocar uma matriz poluente por uma menos poluente).
b.
Melhoria da malha viária das rodovias, a fim de reduzir o número de acidentes.
c.
Coleta seletiva de lixo.
d.
Reciclagem de resíduos sólidos.
e.
Criação e manutenção de áreas verdes.
0,15 pontos
Pergunta 2
1. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), entre os rios de domínio da União, a cobrança foi implementada na bacia do rio Paraíba do Sul; nas bacias do Piracicaba, Capivari e Jundiaí; na bacia do rio São Francisco; e na bacia do Rio Doce.
Leia com atenção as alternativas a seguir e assinale aquela que estiver INCORRETA em relação ao enunciado.
a.
Em São Paulo, a cobrança existe nas bacias dos rios Tietê e Pinheiros, principais fornecedores de água da região metropolitana de São Paulo, e custeia a operação de captação e manutenção da infraestrutura hídrica.
b.
No Estado do Rio de Janeiro, a cobrança pela água foi implementada nas bacias afluentes ao Paraíba do Sul, no rio Guandu – principal fornecedor de água da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na Baía da Ilha Grande, Baía da Guanabara, lago São João, rio Macaé, rio das Ostras e rio Itabapoana.
c.
No Paraná, a cobrança existe nas bacias do Alto Iguaçu e dos afluentes do Alto Ribeira.
d.
No Estado do Ceará, foi instituída uma tarifa geral pelo uso de recursos hídricos superficiais e subterrâneos, desde o ano de 1996, que custeia a operação e manutenção de infraestruturas hidráulicas.
e.
Na Bahia, a cobrança existe desde 2006, e parte da receita é destinada à companhia de água, para custear a operação, manutenção e administração da infraestrutura hídrica.
0,15 pontos
Pergunta 3
1. Leia com atenção o enunciado.
Forest Stewardship