prova sobre espelhos esfericos
2.Diante de um espelho esférico côncavo coloca-se um cigarro no ponto médio do segmento definido pelo foco principal e pelo centro de curvatura. Se o raio de curvatura desse espelho é de 2,4m, a distância entre o objeto e sua imagem conjugada é de:
3.Uma coruja é colocada perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico convexo. Notamos que, nesse caso, a altura de imagem é i1. Em seguida, o mesmo objeto é aproximado do espelho, formando uma nova imagem, cuja altura é i2. Quando aproximamos o objeto, a imagem: a) se aproxima do espelho, sendo i1 < i2; b) se aproxima do espelho, sendo i1 > i2; c) se aproxima do espelho, sendo i1 = i2; d) se afasta do espelho, sendo i1 > i2; e) se afasta do espelho, sendo i1 < i2.
4. Um jovem estudante para fazer a barba mais eficientemente, resolve comprar um espelho esférico que aumente duas vezes a imagem do seu rosto quando ele se coloca a 50cm dele. Que tipo de espelho ele deve usar e qual o raio de curvatura? a) Convexo com r = 50cm. b) Côncavo com r = 2,0m. c) Côncavo com r = 33cm. d) Convexo com r = 67cm. e) Um espelho diferente dos mencionados.
5. Um pequeno objeto foi colocado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo, que obedece às condições de Gauss, conforme ilustra a figura ao lado.O raio da esfera, da qual foi retirada a calota que constitui o espelho, mede 1,00 m. Nessas condições, a distância entre esse objeto e sua respectiva imagem conjugada é de:
6. Um palito de fósforo, de 8