Prova Interm Dia De PORTUGU S Felizmente H Luar

1419 palavras 6 páginas
Prova Intermédia de PORTUGUÊS – 12º Ano - Página 1 Maio de 2009

Grupo I- Leitura, compreensão e produção escrita (100 pontos) Leia, atentamente, o texto a seguir transcrito. (Acende-se um foco pouco intenso que ilumina Matilde e Sousa Falcão. Matilde veste uma saia verde e Sousa Falcão está inteiramente vestido de negro).

A partir deste momento os gestos e as palavras de Matilde são quase infantis. Está a despedir-se do homem que amou e fá-lo com uma ternura infinita e uma dignidade que a ninguém passa despercebida.

Com crescente intensidade dramática.

É quase um grito.
Matilde - …Isto é o fim, António…
Sousa Falcão – É o fim… Quando virmos, lá em baixo, o clarão da fogueira, já ele morreu…
Matilde – O clarão da fogueira! Quando o virmos, já ele está aqui ao pé de nós! Foi para o receber que eu vesti a minha saia verde!
(Pausa)
Vem dizer-nos adeus, António, vem abraçar-nos pela última vez. Nunca partiu para uma batalha sem se despedir de mim e, agora, que se acabaram as batalhas, vem apertar-me contra o peito! Quer que o veja pela última vez de uniforme, o uniforme que eu o ajudava a vestir antes das batalhas… (Pausa) António: Sinto-o! Vem aí!
(Avança ao encontro de alguém que julga estar a chegar) Vem a rir, António, vem a rir como se ria antigamente! (Pausa)
Oiço-lhe os passos… os passos do meu homem!!
António: Olhe!
(Matilde avança e abraça um ser imaginário. Ao fundo surge o clarão duma fogueira distante) Juntos, meu amor, juntos por uns instantes, os últimos instantes em que estaremos juntos na Terra! Olha, meu amor, vesti a saia verde que me compraste em Paris! (…) (Pausa)
Dá-me um beijo – o último na Terra – e vai! Saberei que lá chegaste quando ouvir os tambores!
(Estende o pescoço e levanta a cabeça para receber um beijo) Vai, amor da minha vida…
(Por um instante segue-o com os olhos. Depois com dignidade volta para o pé de Sousa Falcão) Julguei que isto era o fim e afinal é o princípio. Aquela

Relacionados