Prova de Espanhol
Este arquivo faz referência à prova de Professor II - Espanhol do órgão Pref. Itatiaia/RJ, aplicada por AEDB no ano 2007
Prefeitura Municipal de Itatiaia
Concurso Público
aaaaaa
Na maioria das vezes, a animosidade acaba sendo construída inconscientemente pelo mestre, pela forma de conduzir uma classe como se esta fosse exatamente uma... classe. Por que não começar a enxergar que na classe existem pessoas, pessoas totalmente diferentes, que têm uma experiência de vida espetacular, que são singulares?
Impossível? Utópico? Por que será que precisamos manter o espaço acadêmico, a aula, como algo desolador, como algo que é da forma que é porque sempre foi assim?
Precisamos nos constituir como professores humanos, como indivíduos que, numa interação, com base na qual se originam sentimentos de afeição, doação e solidariedade, conseguem transcender os próprios limites dessa interação.
PORTUGUÊS
Singularidade Docente
Há casos de professores que parecem vir à aula como se estivessem prestes a enfrentar um inimigo.
Trata-se de uma obviedade gigantesca escrever que a universidade é um espaço consagrado ao conhecimento. Mas não é tão óbvio afirmar que, em se tratando de conhecimento oriundo da interação que se estabelece entre professor e aluno, não existe muita coisa a que se pode dar o nome de conhecimento.
De maneira geral, as interações entre professor e aluno ocorrem, no espaço acadêmico, sob uma temperatura próxima a zero, de uma frieza infernal.
Porque muitos mestres não têm a sensibilidade de tratar o aluno como ele deve ser realmente tratado: não como alguém portador de um registro acadêmico número 000, mas como uma pessoa especial, singular, que merece toda a atenção do mundo, mesmo que o mestre faça parte da constelação (aquela espécie de professores arrogantes, idiotas, que se consideram acima dos demais ou aqueles que se acham, no dizer de uma aluna, “a última bolacha do pacote”).
Quantos