prova de ecomia
QUESTÃO:
1. O Fluxo Circular de Renda é utilizado para inter-relacionar os diferentes agentes econômicos. Logo, na teoria, toda renda gerada pelas famílias, pelos consumidores deveria ser destinada ao consumo de bens e serviços. Entretanto, no dia a dia nem sempre é assim. Se isso não acontecer, os produtores de bens e serviços não poderão atingir os objetivos de vendas, ou seja, conseguir vender toda a produção. Contudo, na prática as pessoas não gastam sempre toda a sua renda no consumo. Deste modo:
• Explique o que representam os vazamentos e por que têm que ser corrigidos no Fluxo Circular de Renda.
• A poupança pode ser um vazamento? Argumente.
RESPOSTA ESPERADA:
Os vazamentos representam todos os recursos originários da renda das famílias que não são destinados ao consumo. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Haverá aumento dos estoques e, portanto, reduzirão a produção com possíveis demissões; logo, esses vazamentos precisam ser reinjetados na economia.
A poupança é um tipo de vazamento que é recoletada pelo sistema financeiro, logo as reinjeções desses fundos monetários são atingidas através dos empréstimos e investimentos que os bancos geram na economia.
QUESTÃO:
2. Na última década, o Governo Brasileiro vem se esforçando para obter um Superávit Primário significativo. Explique o que é Superávit Primário e o que poderia acontecer se o superávit primário fosse negativo.
RESPOSTA ESPERADA:
Superávit Primário é, por assim dizer, o resultado “bruto” das contas do governo. É o valor obtido a partir do valor total da arrecadação de impostos, subtraindo-se o valor das despesas operacionais (folha de pagamento, custos administrativos, verbas para ministérios etc.) do governo. Nos últimos anos, o superávit primário já ultrapassa o valor de 100 bilhões de reais. O Governo Brasileiro