PROVA DE DESENVOLVIMENTO MORAL
Anderson Salles – RA 8000719
3º Período Psicologia – G1
PROVA DE DESENVOLVIMENTO MORAL
Americana
2009
Tatiana Daniel – RA 8000716
Anderson Salles – RA 8000719
3º Período Psicologia – G1
PROVA DE DESENVOLVIMENTO MORAL
ATIVIDADE PRÁTICA Nº 6, apresentado à disciplina DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO II, do Curso de Psicologia da Faculdade de Americana, sob orientação da Profª Ms. CAROLINA FREIRE C. DE CARVALHO, como exigência parcial para obtenção de média semestral.
Americana
2009
Todas as atividades propostas até então foram realizadas para que pudéssemos observar na prática a teoria piagetiana.
Nos relatórios anteriores aplicamos o teste em bebês de 2/4 meses e outro de 7/9, para analisarmos o objeto permanente; investigamos o pensamento infantil de crianças de 3 à 4 anos de idade, o realismo nominal em crianças de 3/4 e 5/6 anos, e também as noções de conservação das propriedades do objeto nas idades de 4/5 , 6/7 e 8/9 anos. O resultado de todos eles nos comprovou que:
1. O desenvolvimento da inteligência na criança se dá por rupturas e a partir do nascimento;
2. Assim como a maturação é importante, estas fases (ou estágios) também são processos de amadurecimento aos quais a criança “irá construir seu próprio desenvolvimento...a partir de quatro determinantes básicos...(maturação, estimulação do ambiente físico, aprendizagem social e tendência ao equilíbrio)” (RAPPAPORT, p.64);
3. Quando um estágio é superado por atingir uma lógica da inteligência, se dá a sequência ao próximo estágio, e assim sucessivamente.
Analisando o resultado dos testes aplicados em idades diferentes, compreendemos perfeitamente “como”, “por quê” e “quando” ocorre a equilibração! Resta-nos aplicar a prova de desenvolvimento moral e confirmar mais uma vez se o resultado condiz à