Prova de Comunicação e Filosofia
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO SOCIAL
PROVA DE COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA
Questões escolhidas:
1. A cultura atual é fortemente determinada pela retórica dos meios de comunicação. Procure correlacionar essa realidade com o movimento de pensamento dos sofistas no século V a.C.
Resposta: Os sofistas se preocupavam em manejar minusciosamente suas técnicas de discurso com o intuito de convencer rapidamente seus interlocutores daquilo que estavam discursando. Eles usavam de oratória para conquistar a adesão do público ouvinte, público este que muitas vezes era composto de pessoas ignorantes e facilmente influenciáveis que compravam as ideias propostas pelos sofistas sem questioná-las. Não se importavam com a veracidade do discurso, o importante para eles era convencer as outras pessoas a acreditar naquilo que lhes era contado. Pudemos perceber este movimento em Górgias. O diálogo com Sócrates mostra esta caraterística dos sofistas ao entrar no confronto de persuasão que assim o impõe nos diálogos, remetendo ao reconhecimento do certo ou errado pela retórica. Em consenso, eles concordam que a persuasão existe sendo uma fonte da crença, sendo esta falsa ou verdadeira, diferentemente do conhecimento.
Na comunicação percebemos também o movimento sofista. A mídia usa de artefatos de retórica para persuadir o expectador a consumir determinado produto, frequentar determinado lugar, assistir a determinado programa, votar em um certo candidato, etc. Enquanto os filósofos sofistas interditavam o pensamento dos interlocutores impondo-os uma ideologia aparentemente inquestionável, a mídia de hoje busca persuadir seus espectadores com produtos e situações padrões. Para impedir consciência e eventuais ações contra o sistema, ela trabalha no convecimento de adesão de uma ideia a partir de uma crença, sem levar em conta o conhecimento, podendo assim manipular a informação de acordo com o que querem que as pessoas acreditem e creiam.