prova de campo
Disciplina de Teoria e Prática de Esportes
Atletismo
Prof. Esp. Milton Soares barata.atletismo@gmail.com Prof. Esp. Ubirajara Vinholes ubirajara.vinholes@yahoo.com.br Regra 191 – Lançamento do Martelo
Cabeça – deve ser de ferro maciço ou outro metal não mais macio do que o latão. Cabo – deve ser feito inteiriço de arame de aço para molas com diâmetro mínimo de 3mm. Pode ter alças para fazer a conexão em uma ou ambas extremidades. Empunhadura – deve ser rígida e sem qualquer tipo de conexão articulada.
Pode ter um cabo curvo ou reto, com no máximo 11cm de comprimento.
Gaiola para o Setor do Martelo:
No Disco e Martelo, todos os lançamentos devem ser feitos dentro de uma proteção ou gaiola, para garantir a segurança dos espectadores, árbitros e atletas. A gaiola deve ter a forma de “U”, a abertura deve ter 6m e a altura dos postes e da rede deverá ser de 7m no seu ponto mais baixo.
A rede para a gaiola pode ser de corda de fibra natural ou sintética ou, alternativamente, arame de aço de média ou alta tensão.
2
Lançamento do Martelo - Técnicas
Técnicas:
Empunhadura – O Martelo é seguro pela mão esquerda (lançamento destro) e lançado para o lado esquerdo. A fim de conseguir maior firmeza, a mão direita é colocada em cima, apertando a esquerda. Os punhos ficam paralelos. É permitido o uso de luvas.
Posição Inicial – O atleta coloca-se na parte posterior do círculo, de costas para a direção do lançamento, pequeno afastamento lateral das pernas e joelhos ligeiramente flexionados.
Rotação do Martelo – impulsionar o martelo com os braços estendidos. O
Martelo passa baixo na frente do corpo para o plano inclinado flexionando os braços, vindo em direção à parte superior da cabeça. Nesta posição,o tronco executa uma rotação brusca para a direita, passando os antebraços para cima da cabeça. Quando o Martelo inicia seu último balanceio e gira para baixo, da direita para a esquerda, o atleta está pronto para