Prova de Bioquimica UFF AV2

1034 palavras 5 páginas
AVALIAÇÃO DE BIOQUÍMICA – N2

1 – A regulação dos processos bioquímicos de obtenção de energia é baseada na relação ATPDP. Expliquei o processo de inibição enzimática alostérica e o papel das coenzimas e cofatores em uma reação enzimática.
O sitio alosterico é a região da enzima a qual a coenzima ( ou cofator) se liga, aumentando ou diminuindo sua atividade pelo substrato. A inibição se dá quando essa coenzima faz com que a a afinidade diminuía, aumentando assim seu Km, normalmente por promover alterações na sua estrutura terciaria, “ocultando” o sitio ativo. Possuem gráfico de forma sigmoidal.

2 - Um atleta fez movimentos repetitivos de flexão dos antebraços. Após 15 minutos de esforço físico intenso, sentiu fortes dores musculares, fadiga e exaustão da força muscular. Disserte sobre a principal via metabólica e obtenção de energia utilizada nesse caso. Disserte a via de regeneração de NAD+ utilizada e suas consequências (histológicas) no tecido muscular.
A principal via metabólica utilizada é a glicólise. Ela produz 4 ATP, com um saldo de 2 ATP. Embora apresente um baixo ganho energético, ele é o método utilizado pelo tecido para ganhar ATP rapidamente. A dor muscular se dá pela conversão do Piruvato a Lactato, de modo a reoxidar o NADH.

3 – A cadeia transportadora de elétrons faz a conexão entre a produção de energia aeróbica e demais vias de produção de energia. Este sistema de complexos enzimáticos promove a oxidação das coenzimas NADH e FADH₂. Baseado nessa informação:
a) Descreva a localização celular onde ocorrem estes processos
Mitocôndrias
b) Explique porque o NADH produz mais ATP que o FADH₂
O NADH leva a um transporte de 10 H, e o FADH2 leva a um transporte de 6H. Como admite-se que para cada ATP ser produzido são necessários 4H, Cada NADH produz 2,5 ATP e cada FADH2 profuz 1,5 ATP.
c) Quais as consequências para o organismo se houver interrupção da transferência de elétrons
Ocorre a interrupção de toda a Cadeia

Relacionados