Prova Canc
Exposição: 4 minutos
Paciente do sexo feminino, 62 anos, branca, com quadro de dor no quadrante superior direito(QSD) tipo cólica que piora com alimentos gordurosos e melhora ao uso de antiespasmódicos. Deu entrada no Serviço de Emergência com quadro de piora do padrão da dor, vômitos, febre com calafrios, colúria e acolia fecal.
Exame Físico: Paciente lúcida, orientada, algo desidratada, corada e ictérica
(+/4+). Aparelho cardiovascular e respiratório sem alterações, PA de 160 x 110 mm/Hg. Frequência cardíaca de 102 bpm. Abdome doloroso a palpação no QSD, sem massas palpáveis.
Exames Complementares: Leucograma de 17020 leucócitos com 12% bastões;
PCR de 122 (Normal < 5,0); Hematócrito de 42%; Bilirrubina total de 4,0 mg/dl, com predominio de Bb direta ( 3,2 mg/dl). TGO, TGP, gamaGT e Fosfatase alcalina elevadas. Amilase e lipase normais. Função renal normal.
US Abdome superior: Vesícula bilar cheia, com paredes espessadas e cálculos no seu interior. Ausência de liquido pericolecístico. Presença de dilatação importante das vias biliares intra e extra-hepáticas, com suspeita de cálculo em colédoco.
TC Abdome total: Dilatação vias biliares intra e extra-hepáticas e vesícula com cálculos. Pâncreas de aspecto normal e ausência de liquido na cavidade peritoneal Como conduta inicial foi inciado antibioticoterapia venosa e realizada CPRE com papilotomia e retirada completa do cálculo.
CASO CLÍNICO 1
Exposição: 1 minuto
CPRE com Papilotom ia CASO CLÍNICO 1
Exposição: 10 minutos
Questão 01: Qual o Diagnóstico inicial da paciente ? (2 pontos)
Resposta: Colangite Aguda Não-Supurada (Não-Tóxica).
Questão 02: A tríade de Charcot é formada por quais sinais/sintomas? (3 pontos)
Resposta: Dor abdominal + Febre + Icterícia.
Questão 03: Cite 03 complicações da colelitíase? (3 pontos)
Resposta: Colecistite / Empiema de Vesícula / Coledocolitíase.
Questão 04: Cite 02 condições clínicas em que deve-se realizar uma colecistectomia pela via aberta, em vez da