Prova biocel
Recomendações básicas
Gente, por mais que vcs pensem q essa prova é super difícil, tem como ir bem. Aqui estão acho q quase todas as questões da prova da Lucélia e algumas dicas pra prova da Márcia. Eu quero q vcs decorem tudo q tá escrito aqui, pq a chance de tudo cair exatamente igual é de 80%. Vamos pras dicas específicas de cada prova. Pra prova da Lucélia, tem q escrever muuuuuuito. Tem uma letra de uma questão de citoesqueleto q te exige umas 10 linhas com tranqüilidade. Então caprichem no português e façam textos bonitinhos. Deem respostas completas e coloquem nelas tudo q vcs sabem. Com o q tá escrito aqui vcs já tiram 10, mas uma esnobada sempre vai bem. Ah, leiam tudo com atenção Tb, né. Na nossa turma ela cobrou a morfologia de junções GAP e as pessoas só falaram da função. Ela ficou P da vida. Vcs vão reparar q nessa questão eu coloquei morfologia em caixa alta. A prova da Márcia, entretanto, é muito tranqüila. Sério, não precisa nem estudar. As questão são daquele tipo: qndo vc pensa na resposta, vc tem certeza de q vc tá certo. Isso pq em todas as questões vc precisa ter aquele click, aquela luz. Mas é tudo mto fácil. Não precisa saber muitos detalhes, não precisa saber o nome de não sei o q q vai coisear sabe-se lá q coisa. Geralmente as notas na prova da Márcia são bem altas. De resto, é isso, pessoal. Estudem isso aqui direitinho e daqui a 3 semanas vcs vão dar um sorriso bem grande.
Lucélia
1. Conceitue lâmina basal.
a. Especialização de MEC subjacente a epitélios, em volta de células adiposas, musculares e de Schwann.
b. Possui duas camadas: lâmina rara (laminina) e lâmina densa (colágeno IV). Se houver a lâmina reticular, se chama membrana basal.
c. Lâmina basal visível somente ao MET, membrana basal visível ao MO.
d. Rica em GAGs e proteoglicanos, que a tornam resistente a compressão por serem hidratados; em colágeno IV, que a torna resistente à tração; em laminina, que conecta as macromoléculas da LB.