Análise
MÉTODOS E TÉCNICAS EM DESIGN
HINAYANA PINTO
MANAUS-AM
2013
FRANK MENDONÇA
JAIME AMORIM
PEDRO
ROBERTO MOÇAMBIITO
RÔMULO MÁRIO
WILGLA TUANY
ANÁLISES DO FOGÃO
MANAUS-AM
2013
ANÁLISE DIACRÔNICA
O fogão é o mais antigo eletrodoméstico.
Surgiu na Idade Antiga, quando o homem começou a dominar o fogo, surgiu ai o que chamamos de fogão primitivo, o qual era um buraco no chão, em que se colocava o fogo e as panelas por cima do fogo através de pedras.
Depois surge o fogão a lenha, que é feito de barro. Muito usado em casas principalmente no interior de cidades.
Com a chegada da Revolução Industrial, o homem passou a explorar as várias formas de geração de energia, como exemplo, o carvão, o petróleo e a partir de então, desenvolveu-se fogões parecidos com os que temos hoje.
Com a descoberta do potencial do petróleo, foi desenvolvido um fogão que funcionava com um combustível não natural: o nafta (um componente do petróleo) e depois disso, substituiu pelo gás, o qual é utilizado até hoje.
Com o passar dos anos, o fogão evoluiu mais ainda, os engenheiros os deixaram
"inteligentes".
Eles são feitos para não ocupar tanto espaço, geralmente são integrados com móveis compactos que facilitam a circulação do ambiente.
Mais recente foram desenvolvidos os fogões elétricos, formados por várias placas que contém resistências, colocados sobre uma caixa de metal.
Há fogões mistos, que possuem tanto placas elétricas como queimadores a gás funcionando separadamente, mas eles são pouco usuais.
Normalmente o fogão inclui também um forno, acima do qual são dispostos os queimadores ou placas, mas também existe o fogão de mesa, sem forno.
Os fogões modernos são pequenos e adaptáveis a qualquer superfície. Esses fogões são muito mais rápidos, pois não deixam a chama se espalhar, assim o tempo cozinhando é menor. ANÁLISE SINCRÔNICA
Cooktop
Comparação entre as marcas: