prova aula senai
Inventário É uma lista de bens e materiais disponíveis em estoque que estão armazenados na empresa ou então armazenados externamente, mas pertencentes a empresa.
Inventário Físico
É a contagem de todos os estoques da empresa, para verificar se as quantidades correspondem aos controles do estoque.
Angelo Diniz
TIPOS DE INVENTÁRIOS
Inventário Geral corresponde à paralisação da organização por um período e afim de realizar a contagem de todos os itens.
Obrigatoriamente feito ao final do exercício fiscal da empresa para confronto do estoque físico com o contábil e possíveis ajustes de acordo com as normas contábeis e a legislação tributária vigente.
Angelo Diniz
TIPOS DE INVENTÁRIOS
Inventário Parcial corresponde a inventariar um certo número de itens ou grupo de itens dentro de uma frequência estabelecida
Este pode ser feito de forma cíclica ou eventual. Cíclica – Períodos pré-determinados (Diário, semanal, quinzenal, mensal, trimestral etc)
Eventual – Sem períodos pré-determinados
(Dúvidas, sugestão da chefia, simples controle etc) Angelo Diniz
FUNÇÕES DO INVENTÁRIO FÍSICO
Além dos acertos fiscais, o inventário físico também serve para avaliar a qualidade dos processos operacionais, podendo apontar necessidades de melhorias e de reciclagem de treinamento de operadores.
Angelo Diniz
Indicadores de Desempenho
Servem, principalmente, para comportamento do estoque.
medir
Um dos principais indicadores de inventário é a Acurácia dos Estoques.
o
um
Acurácia de estoque é a precisão e exatidão de dados e informações, quando há ausência de erros ou equívocos entre o físico e o contábil. Angelo Diniz
ACURÁCIA DE ESTOQUE
ACURÁCIA= ITENS CORRETOS X 100
ITENS TOTAIS
Angelo Diniz
Angelo Diniz
Angelo Diniz
Angelo Diniz
ACURÁCIA DE ESTOQUE
ACURÁCIA= 17 X 100 = 85%
20
Angelo Diniz