Prova 200 metros
Os 200 metros rasos é uma disciplina olímpica de atletismo. A prova é provavelmente a mais antiga de todas as provas atléticas, já que a primeira corrida que se disputou nos jogos olímpicos da Antiguidade, o stadion, media mais ou menos 600 pés gregos, o que equivale sensivelmente aos nossos modernos 200 metros.
Os 200 metros são uma prova de velocidade, geralmente corrida por atletas que também participam ou nos 100 metros ou nos 400metros.
Em um estádio de atletismo com uma pista de 400 metros, esta prova começa numa das curvas e termina na reta da meta. Esta particularidade exige o treino de uma combinação de técnicas, que não está presente nos 100 metros (disputados numa linha reta). Embora seja uma prova mais longa, os 200 metros são corridos com mais velocidade que os 100 metros: o recorde do mundial de 19.19 s de Usain Bolt corresponde a uma velocidade de 37,52 km/h enquanto que a marca de 9.58 s do mesmo Usain Bolt nos 100 metros representa uma velocidade de 37.58 km/h. Isto deve-se ao fato de, nos 200 metros, os atletas chegarem à reta final em velocidade de ponta, o que permite que a segunda metade da prova seja mais rápida que a primeira.Essa prova exigem músculos com predominância de fibras “tipo II”, ideais para esforços curtos e “explosivos”, sem consumo de oxigênio. Na fase de aceleração, os homens atingem 4,6 passos por segundo; as mulheres, 4,8 passos por segundo. A velocidade máxima dos homens em provas de 100 metros fica em torno de 43 km/h (homens) e 40 km/h (mulheres).
Regras
O conhecimento das técnicas de qualquer especialidade ajuda a melhorar nosso desempenho e obter maior proveito da atividade à qual nos dedicamos. Como você já deve ter observado, isso se aplica também aos esportes. Por isso, vamos analisar as técnicas da corrida em fases, para podermos utilizá-las durante a prática.
As fases da técnica da corrida são três:
Partida: momento em que o atleta procura ganhar impulso para chegar mais