Prova 1 Fenomenos De Transporte
Não utilizar corretivo tipo “Liquid-Paper”;
Somente será permitido material de uso próprio, após o início da avaliação.
Questão 1: Quatro cubos metálicos homogêneos e iguais, de aresta 10-1 m, acham-se dispostos sobre um plano. Sabe-se que a pressão aplicada sobre o conjunto sobre o plano é 104 N/m2. Adotando g = 10 m/s2, podemos afirmar que a densidade dos cubos será aproximadamente de:
a) 4 x 103 kg/m3
b) 2,5 x 103 kg/m3
c) 103 kg/m3
d) 0,4 x 103 kg/m3
e) 0,25 x 103 kg/m3
Questão 2: O princípio de Pascal diz que qualquer aumento de pressão num fluido se transmite integralmente a todo o fluido e às paredes do recipiente que o contém. Uma experiência simples pode ser realizada, até mesmo em casa, para verificar esse princípio e a influência da pressão atmosférica sobre fluidos. São feitos três furos, todos do mesmo diâmetro, na vertical, na metade superior de uma garrafa plástica de refrigerante vazia, com um deles a meia distância dos outros dois. A seguir, enche-se a garrafa com água, até um determinado nível acima do furo superior; tampa-se a garrafa, vedando-se totalmente o gargalo, e coloca-se a mesma em pé, sobre uma superfície horizontal. Abaixo, estão ilustradas quatro situações para representar como ocorreria o escoamento inicial da água através dos furos, após efetuarem-se todos esses procedimentos.
Assinale a opção correspondente ao que ocorrerá na prática.
Questão 3: A pressão atmosférica é equivalente à pressão exercida por uma coluna vertical de mercúrio de 76 cm de altura, sobre uma superfície horizontal. Sendo as massas específicas do mercúrio e da água, respectivamente, ρHg = 13,6 g/cm3 e ρa = 1,0 g/cm3, analise o desenho do sifão e calcule a altura máxima h em que o sifão pode operar, para drenar água de um reservatório. Explique o raciocínio. Adote g = 9,8 m/s2.