prototipagem
BELO HORIZONTE
2014
1. DEFINIÇÃO:
Também conhecida como Prototipagem rápida, a impressão 3D é uma nova tecnologia muito usada nas áreas de desenvolvimento, design e criação. Essa nova tecnologia aproxima o máximo possível o modelo de um produto a ser elaborado desse mesmo produto na forma real e pronto para ser usado. A impressora consegue ler o desenho e mostra as informações gerais, desde o material total que vai ser utilizado até o tempo gasto para gerar o modelo 3D.
2. DESENVOLVIMENTO:
Para iniciar a prototipagem primeiro deve-se ter o desenho do modelo do produto que é desejado, esse modelo pode ser feito em programas como AutoCad, MS Project, 3D Studio Max e outros. Um modelo é criado através de uma sequência de criação de camadas de um material, aonde esse material vai sendo moldado até chegar à forma elaborada do produto desejado para servir como modelo de teste, verificando vantagens e desvantagens desse produto o deixando pronto para ser analisado antes do seu lançamento.
3. VANTAGENS
Baixo desperdício: Os modelos são criados apenas com o material necessário, o desperdício é quase zero.
Customização: Em vez da produção em massa, desenvolvimento de objetos personalizados. Não é preciso encomendar um item quando se pode criá-lo do seu jeito.
Inovação: Amplamente inovador, a prototipagem vem como grande auxiliador na quebra de barreiras para criação de negócios e novos produtos.
4. DESVANTAGENS
Preço: Mesmo com uma queda considerável nos últimos anos, a impressora 3D continua saindo muito cara para o usuário.
Tempo: O processo é demorado.
Complexidade: Trabalhos complexos e difíceis exigem maquinas maiores e muito mais apuradas.
Manuseio: Operar uma máquina desse porte exige muito conhecimento, tanto em desenho como na parte operacional.
5. CONCLUSÃO:
Totalmente inovador, a máquina de prototipagem em 3D vem como grande