fotojornalismo
A versatilidade do futuro jornalista e as mudanças no mundo da comunicação foram temas dessa palestra, que buscou além de tudo esclarecer ao universitários um pouco do mundo que os aguarda.
Estudantes do segundo ano de jornalismo da UNOPAR puderam contar, nesse inicio de ano letivo com a presença do fotógrafo e editor de imagens da Folha de Londrina Sergio Ranalli que palestrou aos universitários. Os desafios da profissão e a preparação para o mercado de trabalho foram temas ministrados pelo jornalista. Através de sua experiência profissional, Ranalli buscou encurtar o espaço entre área profissional e academia.
Com o passar do tempo, a tecnologia trouxe um número maior de ferramentas para o mundo da comunicação e dinamizou o fazer jornalismo. Hoje, quem atua nesse meio deve também estar aberto as mudanças e atento aos métodos e ferramentas que a tecnologia dispõe. Sergio tem uma vasta experiência na área de fotografia e já esteve em outros países como o Haiti e na Antártida. Segundo ele a principal característica do profissional da comunicação é a versatilidade. “O lugar do jornalista é a rua”, afirmou o jornalista mostrando aos estudantes suas fotos quando passou pelo Haiti.
A palestra teve duração de aproximadamente uma hora. Os universitários avaliaram como motivadora e importante para estreitar os laços entre profissionais e acadêmicos. Mais que uma palestra Sergio Ranalli considerou um “bate papo” com os alunos e deu sua opinião sobre o futuro jornalista, “É preciso ser dinâmico e saber fazer um pouco de tudo”.