Prototipagem
UNIMEP
manutenção mecânica
MANUTENÇÃO PREDITIVA
GRUPO:
FERNANDO AUGUSTO GONÇALVES
RA: 090905-1
FLÁVIO HENRIQUE BRESCANSIN
RA: 090586-9
LUCAS PETEAN NEVES
RA: 091514-0
NEIL MARCELO DE CARVALHO
RA: 092021-5
YURI CAMPOS
RA: 095162-4
Santa Bárbara D’Oeste
Março/2013
Sumário:
Objetivo
Pág. 3
Introdução Pág. 3
Manutenção Pág. 3
Manutenção Preditiva Pág. 4
Tipos de Análise Pág. 7
Conclusão Pág. 9
Bibliografia Pág. 9
1. Objetivo:
2. Introdução
O ensaio por partículas magnéticas é utilizado na localização de descontinuidades superficiais e sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. Pode ser aplicado tanto em peças acabadas quanto semi-acabadas e durante as etapas de fabricação. O processo consiste em submeter a peça, ou parte desta, a um campo magnético.
Na região magnetizada da peça, as descontinuidades existentes, ou seja a falta de continuidade das propriedades magnéticas do material, irão causar um campo de fuga do fluxo magnético. Com a aplicação das partículas ferromagnéticas, ocorrerá a aglomeração destas nos campos de fuga, uma vez que serão por eles atraídas devido ao surgimento de pólos magnéticos. A aglomeração indicará o contorno do campo de fuga, fornecendo a visualização do formato e da extensão da extensão da descontinuidade.
2.1 Magnetismo
Todos nós conhecemos os imãs e dizemos que um material ferromagnético nas proximidades de um imã é por este atraído. O magnetismo é um fenômeno de atração que existe entre esses materiais. Nota-se que por vezes o fenômeno pode ser de repulsão ou de atração. Os imãs podem ser naturais, conhecidos como
“pedras-imãs” e os artificiais, fabricados a partir de aços com propriedades
magnéticas