prototipagem rapida
1 – Objetivos
2 – Introdução
3 – Material (equipamento utilizado)
4 –Procedimento experimental
5 – Apresentação e análise dos resultados
6 - Conclusão
7 –Bibliografia
1._ OBJETIVOS
Estimar a velocidade uma gota de água se deslocando imersamente à um líquido com menor densidade e, a partir desta análise, estabelecer uma relação matemática para este movimento.
2._ INTRODUÇÃO
Para descrever o movimento de uma partícula, é fundamental ter o conhecimento de sua localização para cada instante de tempo.
Vamos, inicialmente, considerar que a partícula descreva uma trajetória linear.
Neste caso, para obter a velocidade uniforme da partícula, basta conhecer a distância entre dois pontos da trajetória com os seus respectivos instantes de tempo. Sendo assim, podemos obter uma equação que descreva o seu comportamento, ou seja,
𝑉=
𝑥 𝑓 −𝑥 𝑖
𝑡−𝑡
, onde x é a posição final e inicial da partícula e t é o tempo inicial e final da
partícula.
3._ MATERIAL(EQUIPAMENTO UTILIZADO)
Tubo de vidro
Óleo
Conta gotas
Cronômetro
Papel milimetrado
4._PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Inicialmente, separamos 10 (dez) pontos de observação, igualmente espaçados, como referência, para se fazer as medidas dos deslocamentos da gota em função do tempo. Estes dados foram coletados por meio de um cronômetro com base no tubo de ensaio que estava graduado.
5._ APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS
Através dos dados obtidos no experimento, pode-se plotar um gráfico que dá a relação entre o espaço percorrido pela gota em função do tempo, o gráfico está em anexo. A relação matemática que foi visualizada nos mostra uma dependência linear entre esses dois parâmetros físicos.
A interpretação que podemos dar à este resultado é que quanto maior o tempo decorrido maior será o deslocamento da gota. O gráfico se apresenta decrescente por que foi plotado de acordo com os pontos de referência, ou seja, desde sua maior altura até a