Protocolos do modelo OSI
Camada Física-(1)
- IrDA: (Infrared Data Association) é um grupo de interesse da indústria orientada que foi fundada em 1993 por várias empresas. Fornece um conjunto de especificações do protocolo sem fio para comunicações via infravermelho.
- USB: Padrão que define os cabos, conectores e protocolos usados para a transmissão de dados através de cabos em periféricos.
- EIA: (Electronic Industries Alliance): Organização que cuida para que as normas para que equipamentos de marcas diferentes sejam compatíveis e intercambiáveis funcionem nos EUA.
- Ethernet (IEE 802.3): Tecnologia para a conexão entre hosts de uma rede LAN baseada no envio de pacotes. Fornece especificações de cabeamento e sinais elétricos para a camada 1 do modelo OSI.
- SONET / SDH (Synchronous Digital Hierarchy): São padrões para a transferencia de fluxo de bits sobre fibra óptica através de lasers ou luz altamente coerente LEDs.
DSL: Tecnologias que permitem o acesso a internet através da transmissão digital de dados em uma rede local de telefonia. Utiliza bandas de frequencia elevadas para os dados que são separados por filtros. Ataxa de bits do consumidor de serviços DSL geralmente varia de 256 kbit/s até 40 Mbit/s na direção para o cliente
ISDN: É um conjunto de padrões de comunicação simultânea digital, transmissão de voz, vídeo, dados e outros serviços de rede através da rede de telefonia pública. Foi feito para permitir a transmissão digital de voz e dados ao longo de fios de cobre de telefonia, resultando em qualidade de voz potencialmente melhor do que um telefone analógico pode oferecer.
T1: É um método de transmissão digital para multiplexar canais de voz ou de dados em um par de fios. É usado como padrão de interconexão de centrais telefônicas, nos EUA e Japão. Trabalha em uma largura de banda de 1, 544 Mbps. Pode ser dividio em 24 subcanais de 64 Kbps. O T1 envia dados em quadros (frames), transmitindo 8 000 quadros por segundo.