Protocolo tcp/ip e a internet
RESUMO
O objetivo deste trabalho é divulgar as principais características do conjunto de protocolos denominados por TCP/IP.
PALAVRAS-CHAVES
Rede de Computadores, TCP/IP, internet, protocolo;
Introdução
Imaginemos duas pessoas se encontrando num aeroporto internacional, cada uma vindo de um local do mundo diferente, e elas tem que se comunicar entre si, porem seus países natais não usam a mesma língua. Atualmente, elas conversariam em inglês pois é considerado atualmente a língua universal.
Esta introdução tem o objetivo único de ilustrar o funcionamento de uma rede de computadores, que, apesar de diferenças enormes entre seus componentes (computadores com diferentes sistemas operacionais, linguagem, velocidades, capacidades de memória) conseguem se comunicar entre sem problemas.
Toda rede de computadores tem sua comunicação dependente de um ou vários protocolos. Protocolo é o nome dado a um conjunto de regras que os computadores devem seguir para que a comunicação entre eles permaneça estável e funcional. Resumindo, computadores diferentes, numa mesma rede, só se entendem se falarem a mesma língua (o protocolo).
Para a Internet, foi criado um protocolo especial, chamado TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) que tem como característica principal o fato de que cada computador ligado à Rede deve possuir um endereço, chamado endereço IP, distinto dos outros. E é sobre isso que vamos falar a seguir.
Podemos pensar em rede de computadores como diferentes máquinas interligadas fisicamente, onde os seus usuários solicitam a troca de informação de seu interesse. Contudo, uma rede não pode ser bem estabelecida considerando apenas o hardware como preocupação principal, como acontecia com as primeiras redes. Atualmente o software é considerado uma das partes mais importantes na concepção de novas tecnologias de redes de computadores.
Um protocolo é um conjunto de regras que governam como