PROTOCOLO SCTP
CURSO REDES DE COMPUTADORES
Alex Alexandre da silva
PROTOCOLO SCTP
RECIFE 2015
O protocolo SCTP é um protocolo de transporte confiável que opera sobre um serviço de pacotes não confiável e sem conexão, como é o caso do IP. O SCTP oferece a transferência de datagramas (mensagens) livre de erros e de duplicações através do reconhecimento de transmissões (ACKs). A detecção de corrupção, perda e duplicação de dados é obtida através de mecanismos de checksum e números sequenciais. Um mecanismo de retransmissão seletiva é usado para corrigir a perda ou a corrupção de dados.
Streams SCTP
Enquanto que o TCP acopla a transferência confiável com a ordenação estrita da entrega dos dados, o SCTP separa uma da outra. Isso torna possível adaptar o protocolo às necessidades das aplicações que usam o SCTP.
Com isso, pode-se adequar o protocolo a aplicações que necessitam apenas ordenação ou que possam ficar satisfeitas com a transferência confiável, mesmo que sem a garantia da ordenação de entrega.
O SCTP distingue os streams de mensagens em uma associação SCTP. Isso possibilita um esquema de entregas onde deve ser garantida a ordenação das mensagens apenas na medida de garantir a ordenação em cada stream (entrega em seqüência parcial). Com isso, reduz-se os bloqueios do tipo head-of-line entre streams independentes
Adicionalmente, o SCTP fornece um mecanismo para evitar o serviço de entrega sequencial, de tal forma que as mensagens são entregues para o usuário do SCTP assim que elas sejam completamente recebidas (order-of-arrival delivery).
O contole de fluxo e de congestionamento no SCTP foi projetado de maneira a garantir que, quando na rede, o tráfego SCTP comporte-se da mesma forma que o TCP. Isso possibilita a introdução dos serviços SCTP em uma rede IP existente (ver Performance Evaluation of the Stream Control Transmission Protocol).
O SCTP opera em dois níveis: em uma associação, a transferência confiável de