Protocolo redes
Como foi visto, conclui-se que a imagem de televisão é o resultado de dois sistemas de deflexão:
• Deflexão vertical – É o movimento do feixe de cima para baixo, com posterior retorno para cima. Como este movimento corresponde a um campo, concluise que a freqüência de deflexão vertical é fV = 60Hz. Assim sendo, o período da deflexão vertical é TV = 16,67ms, sendo que o tempo correspondente ao retorno (20 linhas) é de 1,27ms.
• Deflexão horizontal – É o movimento do feixe da esquerda para a direita, com posterior retorno para a esquerda. Como um quadro possui 525 linhas e temse 30 quadros por segundo, conclui-se que a freqüência de deflexão horizontal é fH = 525 x 30 = 15750Hz. Assim sendo, o período da deflexão horizontal é
TH
= 63,5µs. A norma prevê 16% de TH para o tempo de retorno horizontal, ou seja: 10,16µs.
Dependendo se o sistema de deflexão é eletrostático ou eletromagnético, pode-se associar ao movimento de varredura uma forma de onda “dente de serra de tensão”
2 - O que é e para o que serve o Fator de Kell?
A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas, Um televisor ou monitor CRT com 525 linhas de varredura produz uma imagem com ligeiramente menos que 525 linhas de televisão de resolução. A relação entre as linhas de resolução e o número de linhas de formato é conhecido como Fator Kell, em homenagem a Raymond D. Kell, que elaborou os detalhes da resolução visual em sistemas de varredura na RCA, na década de 1930.
3 – O menor detalhe capaz de ser reproduzido por um determinado sistema é denominado elemento de imagem ou pixel (picture element). A resolução de um sistema é especificada pelo número de pixels que ele reproduz. Utilizando o Fator de Kell e realizando os devidos cálculos,