Protocolo ppp
(Point-to-Point Protocol)
Referências:
Marco Aurélio Filippetti
CCNA 4.1 Guia Completo de Estudo
Protocolo PPP
O PPP (Point-to-Point Protocol) é um protocolo de enlace que pode ser usado através de links seriais sícronos e assíncronos que utilizam LCP (Link Control Protocol) para estabelecer e gerenciar conexões na camada de enlace.
A Função básica do PPP é transportar pacotes de camada de rede através de um link ponto a ponto de camada de enlace.
O protocolo PPP é constituído de quatro componentes principais:
➢ EIA/TIA-232-C: Padrão internacional de camada física para comunicação serial;
➢ HDLC: Método de encapsulamento de datagramas através de links seriais;
➢ LCP: Protocolo utilizado no estabelecimento, configuração, manutenção e terminação de conexões ponto a ponto;
➢ NCP: Protocolo responsável pelo estabelecimento e configuração de diferentes protocolos de camada de rede. O protocolo PPP foi desenhado para permitir o uso simultâneo de múltiplos protocolos de camada de rede. Os protocolos usados aqui são específicos para cada protocolo de camada de rede. Alguns exemplos de protocolos usados são: IPCP (IP Control Protocol) e IPXCP (IPX Control Protocol).
O conjunto de protocolos PPP é definindo nas camadas de enlace e física, somente. O NCP é utilizado para permitir a comunicação de multipontos protocolos de camada de rede através do seu encapsulamento através de um link PPP.
O estabelecimento de uma sessão PPP pode ser utilizado com autenticação, ou seja, a comunicação entre dois routers deve prover informações que identifiquem o link como válido para comunicação. Quando conexões PPP são iniciadas os links passam por três fases antes do estabelecimento da sessão:
1. Link-establishment Phase: Pacotes LCP são enviados por cada dispositivo PPP para configurar e testa o link. Os pacotes LCP contêm um campo chamado