Protocolo igmp
• Comente sobre as protocolos IGMP versão 1, versão 2 e versão 3 ( suas principais características, controle de erros, segurança, dentre outros ).
IGMP
O IGMP - Internet Group Management Protocol, permite às estações agregarem-se e abandonar grupos multicast. Enviando um relatório de associação ou parceria
(membership report) ao router de vizinhança imediata, uma estação informa o router que deseja fazer parte de um grupo multicast. Os routers transmitem periodicamente mensagens com interrogações de parceria (membership query) para determinar quais os "host groups" que têm membros nas suas redes diretamente conectadas.
Um host responde com um membership report para cada grupo ao qual pertence. Para limitar o número membership reports, cada estação inicia uma espera de tempo aleatório depois de ter recebido o membership query.
As estações "vasculham" o meio tomando conhecimento dos relatórios de parceria enviados ao router; se um relatório é submetido para o grupo ao qual a estação pertence o seu tempo de espera expira, e cancela o seu relatório para o grupo. Este mecanismo assegura apenas um membership report é gerado por cada grupo.
Baseado nas informações das constituições dos grupos fornecidas através do IGMP, os routers estão capacitados para determinar que tráfego multicast (se houver algum) se deve encaminhar para as redes interligadas.
Quando o software aplicacional pede ao software de rede da estação para esta se juntar a um grupo multicast, uma mensagem IGMP é enviada ao router mais próximo (se o host não for já um membro do grupo). Ao mesmo tempo, o endereço multicast de classe D do grupo ao qual se junta é mapeado como um endereço de baixo nível e a interface da rede é programada para aceitar pacotes para esse endereço. Por exemplo, se uma estação passa a integrar um grupo num interface Ethernet, os 23 bits mais baixos do endereço de classe D são mapeados aos 23 bits mais baixo do endereço Ethernet. Devido a esta