Protocolo de redes
(INTER-REDES)
Da mesma forma que computadores e outros dispositivos podem se conectar uns aos outros para formar uma rede, as redes também podem se conectar entre si. Quando ocorre a conexão de várias redes, a rede resultante é chamada de inter-rede ou internet (com i minúsculo). Neste caso, as várias redes que se conectam podem também ser chamadas de sub-redes e os dispositivos que as conectam passam a ser chamados de nós intermediários ou gateway. A inter-rede resultante deve sempre levar em consideração a independência das sub-redes a serem conectadas.
Uma inter-rede pode conter conexões de redes locais com redes locais, como no desenho acima, conexões de rede local para rede de longa distância e conexões entre redes de longa distância. Por exemplo, uma universidade que tenha redes locais por departamentos ou prédios, as quais se interligam em uma inter-rede da universidade.
A Internet (com I maiúsculo) interliga milhares de redes no mundo inteiro. Portanto ela também pode ser chamada de inter-rede, de longa distância. Na Internet redes individuais ganham a aparência de uma grande rede única.
A forma como as sub-redes são conectadas irá depender obviamente dos tipos de sub-redes envolvidas. Podem ser classificadas em: idênticas, similares e dissimilares ou heterogêneas.
Sub-redes idênticas - As sub-redes são conhecidas como idênticas quando tem exatamente a mesma arquitetura e usam os mesmos tipos de cabos. Estas sub-redes podem ser conectadas pela camada física com a utilização de dispositivos conhecidos como repetidores, que simplesmente recebem os dados e os repetem nas outras redes sem realizar qualquer tratamento adicional.
Sub-redes similares – As sub-redes conectadas tem arquiteturas ou cabos diferentes. Podem ser conectadas pela camada de enlace de dados, através de pontes ou chaves, que são dispositivos que suportam diferentes camadas físicas e que podem interconectar diferentes arquiteturas de