engenheiros ilustres
Atividades
Seu campo era engenharia, inventor. Conhecido por inventar o motor a diesel
Prêmios
Medalha Elliot Cresson em 1901;
National Inventors Hall of Fame em 1976;
Era o Segundo de tres filhos, imigrantes alemães na frança. Diesel inventou o sistema mecânico mais importante da história da humanidade, elaborando um projeto de combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, que acontece quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio, causando uma explosão após misturar-se.
Depois desta elaboração Rudolf Diesel teve a necessidade de inventar uma infinidade de outras maquinas para movimentar uma maquina, como a bomba injetora, elaborar sistemas de múltiplas engrenagens e outros acessórios controladores para que a pressão de liberação atuasse precisamente na passagem do embolo do pistão no ângulo de máxima compressão.
Seu primeiro motor-reator teve sua patente registrada em 23 de fevereiro de 1897, trabalhando com óleo de origem vegetal. Entretanto, em sua homenagem foi dado ao produto oleoso mais obtido na primeira fase de refina do petróleo, com o nome de diesel. Nem todos os motores tem a obrigação a trabalhar com óleo diesel, desde que regulem a pressão no sistema de injeção.
Milton Vargas, nasceu em 17 de fevereiro de 1914, faleceu em 12 de maio de 2011 com 97 anos de idade.
Atividades
Seu campo era engenharia, eletricista e civil, especializado em mecânica de solos.
Prêmios
1996 – Premio terzaghi da ABMS
1978 – Jabuti e Roberto Simonsen
1988 – Medalha do Conhecimento
Participou do projeto da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e, como pesquisador no IPT desde 1938, com contribuições importantes para a disciplina de Mecânica dos Solos. Foi agraciado com o titulo de doutor honoris causa pela UFRJ, e é o professor doutor emérito da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), maior honra