Protocolo de observação
A família desde os tempos longínquos, corresponde à um grupo social que exerce marcada influência sobre a vida das pessoas, e tem sido apontada como uma das únicas possibilidades de desenvolvimento social e emocional para a criança.
O contexto familiar tem grande influência sobre o desenvolvimento dos indivíduos, uma vez que os padrões comportamentais existentes no interior de cada lar serão, em partes, responsáveis pelas atitudes que eles apresentarão. A capacidade humana de enfrentar as adversidades da vida e de ser capaz de superá-las constitui um processo que tem origem na infância e intensifica-se na adolescência.
Valores Transmitidos
É frequente a maneira como os adolescentes avaliam positivamente os aspectos da vida pessoal, demonstrando expectativas, realizações e comportamentos mais positivos em relação à escola do que de fatores negativos.
Uma relação parental satisfatória transmite valores essenciais para uma boa conduta perante a sociedade.
Papel dos Pais na Educação dos Filhos
É o equilíbrio entre as diferentes funções que os pais desempenham, mostrando diferentes comportamentos, sentimentos e formas de comunicação que farão um desenvolvimento saudável da criança.
As relações entre pais e filhos são espaços privilegiados para as crianças aprenderem os primeiros passos em domínios como a comunicação, relacionamento interpessoal, linguagem, entre outros. As práticas parentais adequadas parecem prevenir comportamentos desadaptados nas crianças, ao exercerem uma grande influência no comportamento e atitudes dos filhos. * Observação do rendimento escolar; * Participação nas atividades escolares; * Contribuir para o relacionamento interpessoal e afetivo da criança; * Dialogar e interagir; * Manter um relacionamento aberto.
Relações – Filhos com Necessidades Especiais
A criança irá necessitar de muito mais cuidados físicos, assim como de mais tempo de interação e mais situações de jogo ou estudo