Protocolo de observação
1. Nome dos Observadores: ....
2. Objetivo da Observação: Observar e relatar o comportamento motor.
3. Data da observação: 04 de Outubro de 2012
4. Horário da Observação: Início: 13:23hs - Término: 15:26hs
5. Diagrama:
6. Relato do ambiente físico: Sala de aula retangular 6 metros de largura por 8 metros de comprimento, com 4 janelas com cortinas, 1 quadro negro, 1 ventilador, 1 televisor, 2 armários com duas portas cada, 1 espelho, 4 luminárias com 2 lâmpadas cada, 1 quadro com os aniversários dos alunos, 1 painel de leitura, letras do alfabeto em E.V.A colados na parede “lado B”, números de 1 à 9 em E.V.A pendurados na parede “lado B”, 1 lixeiro redondo, 4 interruptores e 1 tomada.
7. Relato do ambiente social: Sala de aula, com 16 alunos, sendo 12 meninos e 4 meninas com aproximadamente 5 e 6 anos de idade, 2 professoras e 2 estagiarias de psicologia.
8. Descrição do sujeito observado: Um menino de 5 anos, loiro, olhos azuis.
9. Técnica de Registro Utilizado: Registro continuo cursivo.
10. Registro:
Sujeito F sentado no colo da professora/se locomove em frente a televisão/ caminha até a sua mochila/ com a mão direita pega a mochila/ coloca a mochila nas costas/ retorna em frente a televisão/ movimenta-se até a carteira do sujeito A/ se posiciona na frente da televisão/ senta no chão/ mexe na mochila com a mão direita/ leva a mão esquerda na boca/ levanta/ anda até a carteira do sujeito B/ caminha até a carteira que está no centro da sala/ senta na carteira/ mexe as mãos em movimentos circulares/ tira sua mochila das costas/ coloca no chão/ com a mão esquerda mexe no nariz/ apóia os cotovelos na carteira/ pega a mochila do chão com a mão direita/ coloca a mochila em cima da carteira/ caminha até a televisão/ deita no chão/ mexe no nariz com a mão esquerda/ coça o olho com a mão direita/ levanta/ senta no chão/ mexe a cabeça para frente e para traz/ fica de joelho no chão/ levanta/ caminha até o centro da sala/