Protocolo de enfermagem
Especialistas definem protocolos de enfermagem como sendo um processo que combina adequadamente pessoas, tecnologias, materiais e métodos de trabalho, com o objetivo de prestar o serviço em saúde com qualidade. De forma mais simples, podemos dizer que constituem o passo-a-passo do atendimento ao paciente, preparados pela gerência de enfermagem e seguidos pelos demais membros da equipe. Cada segmento de atendimento à saúde deve elaborar seu próprio processo em vista das particularidades envolvidas em cada fase, como exemplo, o Protocolo de enfermagem na urgência e emergência, Protocolo de enfermagem para limpeza de equipamentos, Protocolo de pré-operatório de cirurgia cardíaca, entre outros.
“Os protocolos clínicos são de suma importância em qualquer atividade de saúde uma vez que estes auxiliam no tratamento de doenças, na investigação e identificação de problemas. Por meio destes protocolos podem-se desenvolver pesquisas e promover mudanças nas práticas de saúde, reduzindo custos e melhorando a qualidade da assistência. A importância dos protocolos de enfermagem na identificação e prevenção de problemas de saúde é reforçada por Van Meigel B et.al. mostrando a prevenção de surto psicótico em pacientes com esquizofrenia e por S. Partington observando a redução do período de internação de pacientes portadores de trombose venosa profunda a partir de protocolos clínicos.”
Enfª Ieda Azevedo Nogueira
A fim de facilitar a compreensão e o entendimento de como funcionam os protocolos na prática diária, destacamos a seguir dois protocolos de dois hospitais diferentes, como exemplo.
1) Protocolo de pré-operatório de cirurgia cardíaca do Hospital São José do Avaí: a – Informar o paciente em pré-operatório sobre o procedimento que será realizado; b – Realizar mensuração do peso do paciente pela manhã em jejum (solicitar balança da cardiologia); c – Realizar a tricotomia do local prescrito pelo médico (tórax, abdome, face