Protocolo de Comunicaão
Handshake Troca de sinais (transmitido pelo transmissor e receptor) para estabilizar a conexão entre duas estações sob uma rede de comunicação.
O Handshake de três vias tem como vantagem o fato de não exigir que os hosts origem e destino comecem a enviar mensagens com o mesmo número de sequência.
Com isso, ele poderá ser usado com métodos de sincronização onde não seja necessário a utilização de um relógio global para sincronismo de toda a rede, reduzindo e viabilizando o processo de estabelecimento de conexão.
Por que 3 vias???
Exatamente para garantir que os números de sequência não precisem ser o mesmo nos dois hosts, mas que a identificação seja garantida. Vamos entender esta necessidade analisando a figura abaixo.
‘
3000
00
4000
3000
00
00
4000
00
No primeiro pacote, temos o envio de uma solicitação de conexão enviado do host
A para o host B. Temos, então, o envio de um pacote informando o número de sequência inicial do host A 3000. Vale relembrar que o número de sequência é gerado pelo próprio host. No primeiro pacote o campo ACK não tem nenhuma informação por se tratar de um pacote que irá solicitar o início de uma conexão.
No segundo pacote, duas informações mínimas são necessárias: O host B informa o número de sequência inicial 4000 e retorna com reconhecimento de que recebeu o pacote do host A. Percebemos, neste instante, que o host B já tem a garantia de que o host A deseja iniciar a conexão e já retornou ao mesmo com seu número de sequência.
Por que não parar por aí???
Porque, com o segundo pacote, não podemos ter a garantia de que os dois lados estão sincronizados. Isso será garantir somente no terceiro pacote. O host A, tendo recebido o pacote 2, retornar ao host B a resposta informando que reconhece o número de sequência de B. Agora, sim, temos o estabelecimento da conexão completo com os dois lados cientes do número de sequência de seu host par.
A partir de então,