Proteção e Segurança no Trabalho
Trabalho apresentado junto ao Curso Técnico em Edificações na Disciplina Proteção e Segurança no Trabalho.
Caraguatatuba- SP
2014
Para que os profissionais da área da construção possam trabalhar com segurança existem uma série de fatores indispensáveis, dentre eles destacamos os mais importantes são eles:
Local adequado, equipamentos dentro do prazo de validade e com medições em dia, e especialmente o uso de EPI’s – Equipamento de Proteção Individual.
Em muitas obras de pequeno porte ou mesmo “caseiras”, as que são construídas pelos próprios donos ou parentes, em sua maioria ignoram os equipamentos de proteção, além de não atentar-se para os equipamentos e ferramentas utilizados entejam devidamente de acordo com as normas para uso.
De acordo com uma pequisa que o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo realizou levantou alguns dados um tanto quanto preocupante.
A pesquisa aponta principais causas dos acidentes nos canteiros de obras revela que falta de atenção responde por 73,39% das ocorrências. O Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo) apresentou uma pesquisa que aponta a falta de atenção dos trabalhadores como a principal causa de acidentes de trabalho nos canteiros de obras. O estudo foi realizado pelo IEC (Instituto de Ensino e Cultura) e entrevistou 659 operários entre 5 e 30 de junho de 2009 na cidade de São Paulo. Segundo a amostragem, 8,35% dos trabalhadores entrevistados já sofreram algum acidente que gerou afastamento. Para os operários, a falta de atenção responde por 73,39% das causas das ocorrências, seguida da falta do uso de equipamentos de proteção individual (7,49%), da falta de proteção (7,22%) e do descuido dos gestores de obras (2,41%).
Sabemos que a maior causadora das ocorrências é a falta de atenção, mas que falta de atenção é essa? De onde e por que ela acontece?.
A segurnça no trabalho é um dos