proteção e segurança no trabalho
C.T.E. - 022 - CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
MODULO II
TRABALHO PROTEÇÃO E SEGURANÇA NO TRABALHO
FATORES QUE ACARRETAM NOS ACIDENTE DE TRABALHO
Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso e, portanto, são passíveis de prevenção.
Sabemos que os acidentes ocorrem por falha humana ou por fatores ambientais.
FALHA HUMANA – A falha humana, também chamada de Ato Inseguro, é definida como sendo aquela que decorre da execução de tarefas de forma contrária às normas de segurança. São os fatores pessoais que contribuem para a ocorrência de acidentes.
É toda ação consciente ou não, capaz de provocar algum dano ao trabalhador, aos companheiros de trabalho ou às máquinas, aos materiais e equipamentos.
Os processos educativos, a repetição das inspeções, as campanhas e outros recursos se prestarão a reduzir sensivelmente tais falhas, que podem ocorrer em virtude de:
Inaptidão entre o homem e a função;
Desconhecimento dos riscos da função e ou da forma de evitá-los;
Desajustamento, motivado por:
Seleção ineficaz;
Falhas de treinamento;
Problemas de relacionamento com a chefia ou companheiros;
Política salarial e promocional imprópria;
Clima de insegurança quanto à manutenção do emprego;
Diversas características de personalidade.
Nota-se, portanto, a necessidade de analisar tecnicamente um acidente, levantando todas as causas possíveis, uma vez que a falha humana pode ser provocada por circunstâncias que fogem ao alcance do empregado e poderiam ser evitadas. Tais circunstâncias poderiam, inclusive, não apontar o homem como o maior causador dos acidentes.
FATORES AMBIENTAIS – Os fatores ambientais (condições inseguras) de um local de trabalho são as falhas físicas que comprometem a segurança do trabalho. Exemplificando, podemos