A IDENTIFICACAO DOS ATOMOS
1.1 Número atômico
Em um átomo normal, cuja a carga elétrica é zero , o número de prótons é igual ao número de elétrons. Quando se diz que um átomo de sódio (Na) tem número atômico 11, isso quer dizer que no núcleo desse átomo existem 11 prótons e, conseqüentemente, existem 11 elétrons na eletrosfera.
1.2 Numero de Massa
Matematicamente:
A = Z +N
É o número de massa que informa se um átomo tem massa maior do que o outro, pois apenas os prótons e nêutrons dão massa ao átomo, uma vez que a massa dos elétrons é desprezível.
Vejamos o seguinte exemplo: o átomo de sódio tem 11 prótons, 12 nêutrons e 11 elétrons. Temos, então, para o elemento químico sódio:
Número Atômico:
Número de nêutrons:
Número de massa:
2 - ELEMENTO QUÍMICO
O número atômico é muito importante pois identifica o elemento químico ( o que foi proposto em 1914 por MOSELEY). Assim, quando nos referimos ao elemento químico sódio, estamos nos referindo a todos os átomos com número atômico 11. Outros exemplos:
O número atômico 17 identifica todos os átomos de cloro;
O número atômico 26 identifica todos os átomos de ferro, etc.
A notação geral de um átomo é:
Onde: A é o número de massa e Z é o número atômico
Por exemplo:
Qual o número de prótons, nêutrons e o número de massa do elemento químico cloro?
3 - ISÓTOPOS, ISÓBAROS E ISÓTONOS
Examinando os números atômicos (Z), de nêutrons (N) e de massa (A) de diferentes átomos, podemos encontrar conjuntos de átomos com um ou outro número igual.
ISÓTOPOS: são átomos do mesmo elemento químico com mesmo número de prótons (Z) e diferente número de massa.
Conclui-se facilmente, que isótopos são átomos do mesmo elemento químico que possuem diferentes números de nêutrons, resultando daí números de massas diferentes. Exemplos: Isótopos de hidrogênio
Isótopos de oxigênio
Cada isótopo é também chamado nuclídeo. Os três isótopos de