Proteção Respiratoria
De acordo com a NBR-13698
As Peças Faciais Filtrantes - PFF (filtros mecânicos ou máscaras descartáveis) são geralmente constituídos por um emaranhado de microfibras sintéticas combinadas em camadas e tratadas eletrostaticamente para reter apenas os materiais particulados (poeiras, névoas e fumos) presentes no ambiente. Elas podem receber classificações de P1, P2 ou P3, dependendo de sua capacidade de retenção de contaminante.
Não devem ser utilizados para proteção contra gases e vapores. Devem cobrir o nariz e a boca e proporcionar vedação adequada sobre a face. Após a colocação pressione levemente a máscara e expire para verificar se está bem vedada. PFF1 – proteção contra poeiras e névoas – partículas não tóxicas (penetração máxima através do filtro de 20%). (80%)
Conclusão: a mascara retém 80% das partículas de poeira, e 20%, é o valor que ultrapassa as camadas de proteção da mesma.
PFF2 – proteção contra partículas finas, fumos e névoas tóxicas (penetração máxima através do filtro de 6%). (94%)
Conclusão: a mascara retém 94% das partículas de poeira, e 6%, é o valor que ultrapassa as camadas de proteção da mesma. “PFF3 – “ contra partículas tóxicas finíssimas e radionuclídeos e (penetração máxima através do filtro de 0,1%). (99,9%) Conclusão: a mascara retém 99,9% das partículas de poeira, e 0,1%, é o valor que ultrapassa as camadas de proteção da mesma.
As válvulas não têm função de filtragem. Abrem no processo de exalação do ar impedindo filtragem do ar expelido o que proporciona maior conforto do processo respiratório. O armazenamento deve ser feito em local seco e limpo de preferência dentro da própria embalagem plástica. Vida útil: Limitada conforme o tempo de uso (contínuo ou não), grau de saturação do ar ambiente, cuidados, higiene ou dano. Deve ser trocada sempre que o usuário perceber um aumento na dificuldade de respiração através do filtro - significará que ele se encontra saturado e causará