Protestos em Bh
DE
HISTORIA
Nome: Ana Carolina Da Silva Marques n°: 1
Turma: 9° ano B
Assunto:
PROSTESTO NA EPOCA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES
PROSTESTOS NA EPOCA DA COPA DAS CONFEDERAÇÃOES
Os protestos em 2013 que inicialmente surgiram para contestar os aumentos nas tarifas de transporte público, principalmente em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro e que ganharam forte apoio popular depois da repressão violenta e desproporcional que foi promovida pelos policiais militares e estaduais contra as passeatas, levando grande parte da população a apoiar as mobilizações.
Desde o começo do mês de junho ocorrem protestos periódicos na cidade de São Paulo. Durante os protestos, foram registrados episódios de vandalismo, agressões a policiais militares, além de jornalistas e civis terem sido agredidos por policiais militares.
Atos semelhantes rapidamente começaram a se proliferar em diversas cidades do Brasil e do exterior em apoio aos protestos, passando a abranger uma grande variedade de temas, como;
Transportes publicos insuficientes e de ma qualidade, os gastos públicos em grandes eventos esportivos internacionais, a má qualidade dos serviços públicos e a indignação com a corrupção política em geral. Os protestos geraram grande repercussão nacional e internacional.
Manifestantes escolheram a epoca da Copa das Confederações 2013, por se tratar de um evento de repercução Mundial, acreditavam ser um bom momento, pois não iria chamar so a atenção do Governo Brasileiro, e sim do mundo, já que o Brasil sediava a Copa das Confederações.
Manidestação na Avenida Paulista, dia 20 de junho em São Paulo. Manifestantes em Belo Horizonte, no dia 22 de junho.
MOTIVOS QUE LEVARAM PESSOAS AS RUAS PROTESTAR
REPRESSÃO POLITICA
A ação politica a fim de conter os manifestantes recebeu duras criticas, especialmente após os prostestos do dia 13 de junho. Segundo relatos da imprensa, os confrontos com a polícia naquele dia teriam sido iniciados pela