proteses
Como as guerras, o manuseio de armas de fogo e doenças degenerativas. Foram grandes causadores das amputações. Com isso deu-se inicio a “ORTOPEDIA“
A origem do termo "ortopedia" é atribuido ao médico francês Nicolas Andry de Boisregard (1658 - 1742). Em 1741 publicou um tratado com o título "A Ortopedia ou a Arte de Prevenir e Corrigir, em Crianças, Deformidades do Corpo". O étimo do vocábulo (orthopédieem francês) é o grego orthós, "reto, direito", e país, paidós, "crianças". Andry dedicou-se ao estudo dos distúrbios de postura, o que foi muito bem representado pelo seu famoso desenho conhecido como "a árvore de Andry"), considerado como o símbolo da ortopedia.
Mais de acordo com alguns estudiosos. O uso das próteses é bem mais antigo que os estudos de Andry."Em fósseis de homens primitivos se encontraram ossos fraturados que consolidaram bem alinhados. Isto ocorreu pelo simples processo fisiológico da consolidação, mas é possível que tenha existido alguma imobilização rudimentar. Em múmias egípcias foram encontradas imobilizações tipo tala. Em 2830 a.C. foi feita uma escultura que usava muletas em um portal na tumba de Hirkouf. No papiro de Edwin Smith, roubado de uma tumba em 1862, atribuído a Imhotep, que era médico, arquiteto, astrólogo, e primeiro ministro do Egito, os traumas foram classificados de acordo com os seus prognósticos em três categorias: uma doença que eles deveriam tratar, uma doença que eles deveriam combater e uma doença que eles não tratariam. Goodrich, em 2004, relata o estudo de textos antigos de cirurgia de coluna que puderam ser divididos em fases Egípicia/Babilônica, Grega/Bisantina, Arábica e posteriormente medieval. Os gregos do terceiro ao primeiro século a.C. como Homero, Herophilus, Hegetor e os anatomistas de Alexandria podem ser considerado como os primeiros a usar uma abordagem científica, sendo os primeiros a documentar sua história e seu desenvolvimento em