proteses
As próteses são aparelhos de grande importância, pois irão tomar o lugar de um membro amputado, com o objetivo de substituir sua função, composição e sustentação corporal, sendo esteticamente o mais próximo possível do normal.
Os investimentos em tecnologia permitem a fabricação de próteses que possibilitam ao amputado andar,correr,pular realizar as atividades da vida diária e socializar-se.
As principais etiologias relacionadas com as amputações podem ter caráter vascular, traumática, neuropática, tumorais, infecciosos e congênitos
As vasculopatias periféricas constituem uma causa importante de amputações e acometem em maior número pessoas na faixa etária de mais de 50 anos, sendo os membros inferiores os mais comprometidos. Já as causas traumáticas atingem também um número expressivo da população por acidentes de trânsito, trabalho ou em razão de outra etiologia
A Fisioterapia desempenha papel primordial na equipe multidisciplinar que atua na reabilitação do indivíduo amputado. O Fisioterapeuta deve ser solicitado no pré operatório para realizar a avaliação do paciente referente as condições física e social, a viabilidade do membro e condições da pele, a capacidade física, expectativas, adequações necessárias no domicílio e rede de suporte para o cuidado pós-operatório de cirurgias reparadoras de amputações traumáticas e nas amputações realizadas por alguma outra emergência clínica.
A primeira etapa será necessário a preparação do coto para o recebimento da prótese, nela serão objetivos da Fisioterapia no modelamento do coto através do uso adequado de faixas elásticas, dissensibilização, prevenção de contraturas musculares, melhora de força muscular, treino para melhora de equilíbrio estático e treino de transferência de peso sobre o membro amputado, dentre outros, sempre de acordo com a necessidade e respeitando a limitação de cada indivíduo.
Já na fase pós protética será exigido do paciente, dentre outras coisas, a aprendizagem de como