Protese Dentária trabalho de OSP
Lesao: O abcesso dentário ou periapical agudo se caracteriza por tratar-se de uma agressão mais violenta ao organismo, pode ser causado por agentes físicos, químicos e microbianos, responsáveis por alterações inflamatórias irreversíveis do órgão pulpar.
FASES:Podem ser estabelecidas três fases de desenvolvimento do abcesso agudo, a saber: a fase inicial; a fase em evolução do abcesso; e a fase em que abcesso pode considerar-se evoluído. Formação de pus, inchaço no rosto, apresentando consistência dura.
TRATAMENTO: O tratamento consiste em estabelecer uma saída que possibilite a drenagem do pus acumulado no periápice, aliviando a dor no paciente de forma quase imediata, nos casos em que o paciente estiver com um quadro de febre e mal estar deverão ser prescritos antibióticos.
Abcesso Periodontal Agudo
Lesão: É uma inflamação purulenta, localizada nos tecidos periodontais. .Geralmente em 24 horas a lesão está pronta para o mesmo tratamento do abscesso periodontal crônico.
Fase: pode ser subdividido em agudo ou crônico.
Tratamento:Este tipo de abscesso causa dor, portanto o tratamento inicial é voltado para o alívio desta dor, controlar a infecção e estabelecer drenagem. Após drenar, seca-se a área e faz-se um pincelamento com anti-séptico. Pacientes com complicações sistêmicas e que apresentem febre devem tomar antibiótico.
Pulpite Agudo Reversivel
Lesao: Inflamação da polpa dentária, o tecido ricamente vascularizado e inervado que está situado no interior dos dentes.
Fase: A causa mais comum da pulpite é a cárie dentária extensa que fica próxima à polpa ou que atinge e contamina diretamente Dor cessa quando a causa é retirada, por exemplo, se um dente cariado for restaurado. Se o dano da polpa for extenso e irreversível, ficará indicado o tratamento de canal (tratamento endodôntico).
Tratamento: Consiste na remoção do tecido pulpar necrosado e ou contaminado. O canal é limpo e