proteina
• São as macromoléculas mais abundante nos organismos vivos, perfazendo cerca de 50% do peso seco celular. Apresentam uma grande diversidade de funções nos sistemas biológicos. Praticamente todos os processos vitais dependem dessa classe de moléculas.
• Constituídas de cadeia de L-aminoácidos de extensão variada- Citocromo C humano contem 104 resíduos de aminoácidos em uma única cadeia polipeptídica. Apoliproteína B -transportadora de colesterol, contem 4536 resíduos de aa distribuídos em uma única cadeia polipeptídica. Imunoglobulina G apresenta cerca de 800 resíduos de aa distribuídos em 4 cadeias polipeptídicas.
• Executam uma série de funções.
• Constituem a expressão da informação genética ou seja, para cada proteína existe um segmento de DNA (gene) que armazena a informação que especifica sua composição, seqüência e número de aminoácidos.
FUNÇÃO BIOLÓGICA DAS PROTEÍNAS
ENZIMAS - Grupo mais variado e especializado. Cada enzima catalisa um tipo de reação química.
TRANSPORTADORAS - Proteínas que transportam moléculas ou íons Ex: Hemoglobina dos eritrócitos, mioglobina, lipoproteínas do sangue, transferrina, albumina do sangue.
ARMAZENAMENTO - Ex: ferritina- proteína que armazena ferro no tecidos animais, vegetais e algumas bactérias.
NUTRIENTES - Ovoalbumina , caseína
CONTRÁTEIS OU DE MOBILIDADE - a contração muscular é resultante do deslizamento de dois tipos de filamentos proteicos que são actina e miosina. A dineína é a proteína que impele o movimento de flagelos e cílios em protozoários
ESTRUTURAIS - Fornecem proteção ou resistência às estruturas biológicas.
Ex: Colágeno - proteína fibrosa resistente a tensão, componente do osso, cartilagem e pele.
Elastina - proteína estrutural dos ligamentos capaz de distender-se em 2 dimensões.
Queratinas- proteínas resistentes e insolúveis presentes no cabelos, unhas, penas, etc
DEFESA - Os anticorpos são proteínas altamente específicas que reconhecem substâncias estranhas como