PROTEC O RESPIRATORIA 2015
722 palavras
3 páginas
PROTECÃO RESPIRATORIA:O que é um Equipamento de Proteção Respiratória (EPR)? É um Equipamento de Proteção Individual (EPI), que visa a proteção do usuário contra a inalação de agentes nocivos à saúde no ambiente de trabalho.
O que é um Equipamento de Proteção Individual (EPI)? É todo dispositivo de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a prevenir riscos que podem ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador. Para ser comercializado ou utilizado, todo EPI deve ter Certificado de Aprovação (CA), emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), conforme estabelecido na Norma Regulamentadora no 06 do MTE.
O que é Certificado de Aprovação (CA)? É um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que certifica que o EPI satisfaz os requisitos mínimos de qualidade estabelecidos em Norma Técnica (por exemplo: NBR/ ABNT).
Como reconhecer um EPR certificado pelo MTE? O EPR com Certificado de Aprovação (CA) deve apresentar gravado no seu próprio corpo o número do CA, o lote e/ou data de fabricação e o nome do fabricante ou importador. Também deve estar acompanhado de Instruções e Limitações de Uso.
QUAL A IMPORTANCIA DO EQUIPAMENTO DE PROTECAO RESPIRATÓRIA (EPR)?
A utilização de EPR reduz a possibilidade de o Trabalhador se contaminar com agentes potencialmente causadores de doenças.
EXEMPLOS DE AGENTES CONTAMINANTES QUE OS TRABALHADORES ESTAO EXPOSTOS: Poeiras, fumos, névoas, Gases e Vapores.
As poeiras são pequenas partículas que permanecem suspensas no ar, podendo ser facilmente inaladas. São formadas quando um material sólido é quebrado, moído ou triturado. Quanto menor a partícula, mais tempo ela ficará suspensa no ar, com isso tendo a maior chance de ser inalada.
Os fumos ocorrem quando um metal ou plástico é fundido (aquecido), vaporizado e resfriado rapidamente formando partículas muito finas que ficam suspensas no ar. Ex: soldagem, fundição, extrusão de plásticos. As névoas são encontradas quando líquidos são pulverizados, como em