PROT 14a
DISCIPLINA DE BIOFÍSICA
Nome:____________________________________Turma:____Data:____/____/___.
RESISTÊNCIA GLOBULAR - OSMOSE - HEMÓLISE
Objetivo: Demonstrar a existência da osmose e da hemólise.
Fundamentação teórica: ver durante a aula prática sobre Osmose-Pressão Osmótica
RESISTÊNCIA GLOBULAR
Resistência Globular é a propriedade que apresentam as hemácias diante de soluções hipotônicas de concentrações decrescentes. Ao colocarmos as hemáceas em soluções hipotônicas de cloreto de sódio (abaixo de 0,9 %), elas aumentam de volume à medida que a concentração de sal diminui; em concentrações de 0,48 a 0,40 g% (0,09 a 0,07 M), algumas membranas já se rompem, iniciando a hemólise. Em soluções ainda mais hipotônicas, isto é de 0,34 a 0,28 g% (0,06 a 0,05 M), a hemólise é total, o que quer dizer que todas as hemácias se rompem.
No entanto, quando a resistência globular está diminuída, observa-se hemólise em soluções de 0,60 a 0,70 g% (0,10 a 0,12 M), o que representa um caso patológico. A determinação da resistência globular tem interesse no diagnóstico de certas anemias.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Tubo
1
2
3
4
5
6
7
8
H2O destilada (ml)
9
8
7
6
5
4
2,5
0
NaCl 1,17g% (ml)
1
2
3
4
5
6
7,5
10
Gramas %
Molaridade
Osmolaridade
Coloque em cada tubo uma gota de sangue. Centrifugue durante 5 minutos.
QUESTIONÁRIO
1) Em que tubos de ensaio a solução é:
- Hipertônica ? __________________________ - Isotônica ? __________________________ - Hipotônica ? __________________________
2) Comparando apenas os tubos em que a hemólise é máxima, pergunta-se: qual deles contém a solução menos hipotônica, que já é capaz de causar hemólise máxima?
3) Por que em pelo menos um dos tubos ocorre hemólise parcial das hemáceas? 4) Em que tubo a hemácia permanece inalterada ? Por quê ?
5) Se a resistência globular está diminuída, a hemólise ocorre com soluções mais ou menos hipotônicas do que as que causam hemólise em hemáceas com